Programa de Formação

em Psicanálise

O sentido da psicanálise moderna não aponta para o abandono do arcabouço ortodoxo freudiano mas possibilita o diálogo entre o histórico e o contextual, entre passado e presente criando completude no pensar e fazer psicoterapêutico.

Estude Conosco!

A PSICANÁLISE

Quando falamos em psicanálise, muita gente logo pensa na clássica imagem de Freud e seu charuto ou na antiquada ideia de que tudo na vida tem a ver com sexo. Na verdade, a psicanálise não é nada disso. Ela é um método terapêutico muito eficiente no tratamento de diversas desordens que afligem a sociedade moderna – ansiedade, depressões, fobias e outros. Em mais de 100 anos de história clínica e científica, a psicanálise se consolida na eficácia clínica, nas comprovações neurocientíficas e acima de tudo como uma prática terapêutica inovadora e contextual.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

EM PSICANÁLISE

O programa tem a duração de 36 meses e está dividido em 88 créditos em 5 eixos norteadores e 1 eixo integrador. Cada eixo dura 7 meses e 2 semanas enquanto o Eixo integrador é desenvolvido em paralelo durante todo o programa. Os seminários temáticos dos eixos norteadores são intensivos e acontecem durante 1 sábado por mês de 8:30am as 4:30pm. O Eixo integrador acontece duas vezes por mês em seminários de 2 horas cada normalmente na primeira e terceira terça-feira do mês. Todo material base de cada seminário é fornecido eletronicamente em PDF. 


O New England Institute of Psychoanalysis tem por ideal o pensar holístico da Psicanálise. Este olhar, contempla práticas e pensamentos modernos que ampliem o saber, a teoria e técnica analíticas objetivando a integração do pensamento psicanalítico com a historicidade deste conhecimento e com a realidade moderna das abordagens teóricas das diversas psicoterapias contemporâneas.


O sentido da psicanálise moderna não aponta para o abandono do arcabouço ortodoxo freudiano mas possibilita o diálogo entre o histórico e o contextual, entre passado e presente criando completude no pensar e fazer psicoterapêutico.


Neste sentido, o programa de Psicanálise oferecido pelo New England Institute of Psychoanalysis sustenta-se em outras Escolas Psicanalíticas e Psicoterapêuticas além de Freud. Nossa proposta é, portanto, de uma fundamentação holística e dialogando com as demais áreas do saber Psicoterapêutico.


Neste sentido, os diferentes saberes serão desenvolvidos durante todo o programa e trabalhados especificamente nos seminários teóricos. Considerando o aspecto amplo das Psicoterapias estudadas, o programa adotará uma linguagem clara e bibliografia recente e relevante para adequada experiência de conhecimento de cada integrante no processo.

.

Eixo 1 - Conceitos Fundamentais

10 Créditos

1.História e evolução histórica da psicanálise - 2 Cr

2. Modelos Psicoterápicos e principais escolas psicanalíticas - 2 Cr

3. Psicanálise moderna e

Psicoterapias Contemporâneas - 2 Cr

4. Natureza conceitual da análise: tornando-se um terapeuta - 2 Cr

5. Ética e clinica - 2 Cr 


Eixo 2 - A formação do sujeito

17 Créditos

1. Formação da Personalidade - 3 Cr

2. Modelos topográfico e estrutural - 2 Cr

3.Pulsão, prazer, conflito e defesa - 2 Cr

4. Narcisismo, Psicopatias e a psicanálise - 2 Cr

5. Funções do Ego, Superego / alterego - 3 Cr

6. Vínculos e configurações vinculares - 2 Cr

7. Aparelho psíquico e as teorias Fundamentais da psicanálise - 3 Cr


Eixo 3 - Estruturas Clínicas I

14 Créditos

1. Sexualidade, identidade e transtornos mentais - 3 Cr

2. Mecanismos de defesa - 2 Cr

3. Angústia, trauma e desamparo - 3 Cr

4. Fobias e Obsessões - 3 Cr

5. Organização borderline e outras estruturas - 3 Cr


Eixo 4 Estruturas Clínicas e Introdução a técnica

21 Créditos

1. Transtornos psicossomáticos - 3 Cr

2. Sonhos: aspectos conceituais, estrutura e análise clínica - 3 Cr

3. Transtornos depressivos, Transtornos alimentares e outros transtornos - 3 Cr

4. Inconsciente, linguagem e simbolismo - 3 Cr

5. Psicanálise e as estruturas psicóticas - 3 Cr

6. Transferência e contra-transferência- 3 Cr

7. Terapia Dinâmica Interpessoal - 3 Cr


Eixo 5 - Técnica psicanalítica

21 Créditos

1. Introdução a técnica Psicanalítica - 3 Cr

2. Clínica Freudiana - 3 Cr

3. Clínica Pós-freudiana 1 - 3 Cr

4. Clínica Pós-freudiana 2 - 3 Cr

5. Formulação psicanalítica de casos - 3 Cr

6. Clínica Humanista e Clínica da psicologia do Self - 3 Cr

7. Psicoterapia psicanalítica do casal e Família - 3 Cr


Eixo integrador* - Escuta Analítica

5 Créditos

1. Casos clínicos de Freud I - 3 Cr

2. Casos clínicos de Freud II - 3 Cr

3. Outros casos clínicos - 3 Cr

* Este Eixo é oferecido através de estudos dirigidos e pesquisa. As vezes oferecido online como encontros de discussão.


Clique aqui para ver o cronograma temático dos encontros de escuta analítica do Eixo integrador.


Análise Pessoal e supervisão

A análise pessoal e supervisão de casos clínicos fazem parte da formação do psicanalista/psicoterapeuta desde o início dos primeiros psicanalistas a partir de Freud. Considerando que a formação psicanalítica/psicoterapeutica não é escolar ou acadêmica e sim formativa. No programa de Formação não existe modelo de avaliação com testes ou provas.


O indivíduo, através de sua experiência nos seminários teóricos, na análise pessoal e na supervisão é que vai encontrado sua evolução e aprendizado formativo. Submeter-se a análise pessoal e supervisão é integrar o tripé básico do processo formativo. Indivíduos que desejam atuar como Psicanalistas/ Psicoterapeutas, deverão portanto fazer análise pessoal e supervisão de casos clínicos. A NEIPSY não oferece análise pessoal nem supervisão, mas auxilia indivíduos em formação a encontrar Psicanalistas/Psicoterapeutas que estejam atuando na clínica e que possuem uma formação sólida.


Os objetivos da supervisão são: inserir o sujeito em formação no uso do método psicanalítico; ajudá-lo na aquisição da capacidade em lidar com pacientes com base no entendimento do material analítico; observar o trabalho de investigação e leitura analítica do sujeito em formação e avaliar em que medida a análise pessoal atingiu ou esta atingindo seus objetivos além de apreciar sua maturidade e estabilidade para o trabalho analítico durante um período prolongado de tempo.

Leitura e Produção científica

Considerando o caráter formativo do Programa de Psicanálise que não involve aprovação e reprovação mas integração e ressignificação, cada seminário teórico oferecerá artigos científicos e ou livros para o conteúdo a ser trabalhado e como fundamento bibliográfico para estudo e pesquisa no interrégno dos seminários teóricos. Além dos artigos científicos e livros, as Obras Completas de Freud e outros textos clássicos de outros autores serão usados e deverão ser lidos.


No caso dos Encontros de Escuta Analítica (encontros para discussão dos casos clínicos de Freud), todos os participantes terão acesso e deverão ler e estudar os casos clínicos de Freud para melhor compreensão dos conteúdos. Leitura e pesquisa são fundamentais no processo de desenvolvimento do programa. Estima-se que entre um encontro teórico e outro e os encontros de Escuta Analítica, cada participantes deverá ler em torno de 100 a 200 páginas. Exige-se de cada participante a produção textual de 1 Artigo de 7 a 12 páginas referente aos conteúdos trabalhados em cada Eixo temático.


O objetivo de cada artigo é de levar o indivíduo a uma reflexão mais profunda do tema trabalhado no Seminário bem como auxiliar na continuidade dos estudos sem que o participante perca a conexão do saber entre os encontros. A disciplina de pesquisa e produção textual contribuirá para melhor compreensão epistemológica e não permitirá ausências no processo de desenvolvimento do programa. Todos os artigos deverão ser feitos com base na literatura do Seminário presencial, sem capa, espaçamento duplo, fonte Times New Roman 12.


O título e assunto são livres dentro do Eixo trabalhado e deverão ser escolhidos a partir da literatura trabalhada nos seminários do referido Eixo

Depoimentos de alunos

INVESTIMENTO

36x de $370 (dólares)


Os pagamentos podem ser feitos através de boleto eletrônico que é enviado por email para pagamento com o cartão de débito ou crédito de preferência do aluno, ou através de autorização para débito automático devidamente assinado pelo aluno. O vencimento de cada parcela acontece todo dia 01 de cada mês.

Entre em contato conosco para mais informações

Chamar pelo WhatsApp

Investimento

Nosso programa possui um custo acessível a todos. 

Boleto

Os pagamentos são feitos através de boletos eletrônicos enviados por email com vencimento em todo dia 01 de cada mês

Débito Automático

Existe a opção de débito automático.

Psicanalista? Quem é?

Existe uma enorme dúvida sobre quem é este profissional. Em geral as pessoas confundem com outras profissões da área da saúde mental. O psicanalista é o profissional formado em um modelo não acadêmico. É assim desde Freud, chamamos de tripé da formação analítica: seminários teóricos, análise pessoal e supervisão. Psicanalista não se forma com provas, testes e explicação de matéria.


É um processo construtivo que envolve elementos para formar um terapeuta e não um acadêmico. Em geral a formação dura de 3 a 5 anos e é oferecida por sociedades psicanalíticas ou institutos psicanalíticos no mundo inteiro. Psicanalista não se gradua, ele se forma, se re-forma. Ele não aprende e é aprovado, ele constrói saberes e desenvolve-se na percepção de si e do mundo.


Ela dialoga com as teorias, experimenta as técnicas e se habilita na prática psicoterápica. É muito mais que um curso, é um processo.

Seus dados estão protegidos conosco.

SOBRE A NEIPSY

Nosso objetivo principal é a difusão do saber psicanalítico em diversas modalidades de programas e ativades de conhecimento. Desde o curso de formação em Psicanálise, até seminários e conferências, o NEIPSY trabalha com a perspectiva de ensinar com coerência e responsabilidade, preservando a saber histórico psicanalítico em sua base, e, também, contextualizando este saber que se renova em práticas atuais de grande valor para a sociedade em que vivemos.


O Programa de formação em Psicanálise em lingua portuguesa existe em Boston desde 2012. Em 2015 nasce a NEIPSY com uma proposta mais contextual e dinâmica e zelando por um ensino de qualidade e nos moldes das grandes sociedades e institutos de psicanálise. A NEIPSY já formou 3 turmas e atualmente possui uma quarta turma em andamento.Todos os nossos professores são doutores e com anos de experiência.


A NEIPSY está devidamente registrada no Estado de Massachusetts.

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:

info@neipsy.org

Tel: 1 (888) 901-7975

665 Salem St, Malden, MA 02148